O PROJETO

"Jovem Agricultor em Rede" consiste num projecto de tratamento e difusão da informação técnica e científica para Jovens Agricultores.

Foi criada no âmbito da Medida 4.2.2 do ProDeR – RedesTemáticas de Informação e Divulgação.

 

OBJECTIVOS E ENQUADRAMENTO

O objectivo central do projecto "Jovem Agricultor em Rede" consiste na implementação de uma plataforma Web que materializa, de forma colaborativa, uma interface para a recolha, partilha e divulgação de informação sistematizada para Jovens Agricultores.

A AJAP tem associados por todo o País, com diferentes condições de exploração da terra, orientações produtivas, dimensões das explorações, etc., contudo com obstáculos, objectivos e metas que são, inúmeras vezes, coincidentes pelo facto de desenvolverem a mesma actividade profissional/económica.

Outro resultado que se espera obter é a criação e dinamização de uma comunidade de prática [1] no sector agrícola. Este será o factor crítico de sucesso desta rede, pois a sua sustentabilidade, para além da vertente económica, depende da capacidade de gerar um ambiente propício de partilha e difusão de conhecimento que passa, fundamentalmente, pelo envolvimento de pessoas e não apenas de instituições.

[1] Uma Comunidade de Prática designa um grupo de pessoas que se unem em volta de um mesmo tópico ou interesse. Essas pessoas trabalham juntas no sentido de encontrar meios de melhorar o que fazem, ou seja, na resolução de um problema na comunidade ou na aquisição de conhecimento, através da interacção regular.

 

PRINCIPAIS TEMAS A ABORDAR

Tendo como base a rede implementada, bem como a amplitude de assuntos considerados, estes são agregados em diferentes temas com conteúdos específicos.

A diversidade de temas prende-se com as diferenças geográficas e condições edafo-climáticas do território nacional, bem como as idiossincrasias dos diferentes Jovens Agricultores do panorama nacional, e respectivas explorações.

Área temática: Tecnologias de Produção

Temas:
- Agricultura de Conservação
- Tecnologias pós-colheita
- Eficiência energética (cogeração e micro-geração)
- Calibração de pulverizadores

 

Área Temática: Distribuição e Comercialização

Temas:
- Comércio electrónico de produtos agrícolas
- Análise de Investimentos

 

Área Temática: Marketing (com enfoque para Internet Marketing)

Temas:
- Gestão da Marca
- Marketing de Produtos Agrícolas
- Planos de Negócio

 

Área Temática: Gestão da Informação na Empresa Agrícola

Temas:
- Tecnologias de Informação e Comunicação
- Construção de presença na Web

 

Área Temática: Boas Práticas

Temas:
- Bem-Estar Animal
- Segurança no Trabalho Agrícola

 

ARQUITECTURA DA REDE

A plataforma de apoio à rede recorre à utilização preferencial das denominadas tecnologias da Web 2.0 ou Web social, vai armazenar informação devidamente classificada e organizada de acordo com temas específicos relevantes para uma tomada de decisão adequada e eficiente à gestão das explorações agrícolas geridas pelos Jovens Agricultores.

Com base nestas tecnologias pretende-se que a rede crie a sua própria dinâmica e constitua um canal de comunicação bidireccional em que todos os seus membros sejam efectivamente produtores e consumidores de informação, tornando assim possível que a plataforma consista num verdadeiro repositório de conhecimento nas áreas temáticas cobertas e capaz de ingressar num processo de crescimento e melhoria contínua.

logo ajap brancoMedida 4.2.2 do ProDeR – RedesTemáticas de Informação e Divulgação

2009 | AJAP - Associação dos Jovens Agricultores de Portugal | Powered by Agri-Ciência